Psicoterapia

 
 
                         O que é psicoterapia?
 
A característica principal da psicoterapia é o estabelecimento de um tipo de relação diferenciada daquelas que as pessoas tem comumente em seu cotidiano. Portanto não é um relacionamento de amizade.
 
O diálogo existente na psicoterapia é abrangente, por não se restringir ao verbal, expandindo-se para a forma, incluindo aqui: seu corpo, com todas as manifestações emocionais que este demonstra no momento do encontro entre indivíduo e psicólogo.
 
O papel do psicólogo é ser um facilitador da compreensão do indivíduo sobre si mesmo em relação com o mundo. Trazendo à tona percepções que lhes eram desconhecidas ou pouco claras, ampliando assim as possibilidades para que ele vá em  busca de novas formas de atuação na vida. 
 
Há uma regularidade nesse encontro, como dias, horários e tempo das sessões, que são definidas no primeiro encontro com o psicólogo. 
 
Baseando-se numa visão de ser humano processual, é difícil definir um prazo para o término desse processo.  Sendo assim, é ao longo da relação  terapêutica que psicólogo e cliente sentem o momento de cessá-lo.
 
 
 
                              Quem busca?
 

A busca por psicoterapia, geralmente se dá pela necessidade individual de encontrar novas formas para lidar com velhos e novos problemas. Muitas vezes esta busca surge  também, por intermédio de uma indicação escolar (quando criança e adolescente), empresa, familiares, amigos e outros profissionais.  São muitos os caminhos que levam a psicoterapia.

 

O que fica muito presente, na pessoa que opta por este acompanhamento terapêutico é o incômodo, a dificuldade de se articular com o ambiente e com as outras pessoas. 

 

Também pode ser muito interessante para pessoas que desejam se conhecer melhor e buscar os ajustamentos necessários para sua potencialização.

 

As questões emocionais nem sempre são visíveis, porém  afetam o ser humano em sua totalidade. Muitas vezes são disparadoras para o desenvolvimento de doenças físicas e emocionais.

 



Quais as modalidades existentes de atendimento em psicoterapia?
 
As psicoterapias podem se dar de forma individual, em grupo, em casal ou  em família.



 

PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE:
 

© Espaço Terapêutico Tania Vasconcelos.