Orientação Vocacional-Profissional

 

A orientação vocacional-profissional aqui é compreendida como um processo a ser construído junto com o orientando, portanto não há crença de que  um teste  identifique a vocação. Pois compreendemos a escolha profissional como um processo multifatorial.

 

Este trabalho visa não só orientar, mas sobretudo clarificar os aspectos que permeiam essa escolha, observando desde os desejos e expectativas  até a forma como o indivíduo faz suas escolhas.

 

O processo consta em “investigar” a pessoa, levando em conta traços da sua personalidade, áreas de interesse, conjunto de valores, potencial de suas capacidades cognitivas, habilidades já desenvolvidas e potencial a ser desenvolvido, bem como, o nível de maturidade para a escolha profissional (que engloba vários aspectos, entre eles, o conhecimento do mercado de trabalho).

 

Quem busca a orientação Vocacional-Profissional?

Geralmente, são estudantes do Ensino Médio, em fase de fazer suas escolhas para encaminhar-se a Universidade, estudantes universitários que não se identificaram com a escolha anterior e até mesmo profissionais que desejem rever sua vida profissional.

 

 

Como funciona a Orientação Vocacional-Profissional aplicada no Espaço Terapêutico Tania Vasconcelos?

 

 

A proposta são seis encontros de duas horas cada, normalmente com frequencia semanal. Durante estes encontros fazemos pesquisas sobre o mercado de trabalho, são aplicadas técnicas visando aproximar o orientando de si mesmo favorecendo o autoconhecimento, e são aplicados testes psicológicos, onde seus resultados são trocados com o orientando a fim de buscar o sentido daquelas respostas para si mesmo.

 

O resultado desse processo não é determinista, ou seja, não aponta uma resposta. O profissional psicólogo atua como um facilitador da escolha profissional, que se dará por parte do orientando. O fim aponta para  áreas profissionais que sejam coerentes com sua personalidade, seus desejos e habilidades.

 

Quando adolescente, a família é convidada para o primeiro encontro e o último encontro, chamado de devolução.

© Espaço Terapêutico Tania Vasconcelos.